O MAPA — Mostra de Arte Pública ocupou as ruas e muros de Itabira/MG pela 1ª vez em 2023, criando circuito de arte urbana da cidade com obras de artistas consagrados no cenário nacional e internacional, como Kobra, Bolinho, Zéh Palito, Mag Magrela, Bracher, Millo, além de convocatória com artistas da cidade.
Em 2024, a 2ª edição do MAPA – Mostra de Arte Pública acontecerá entre os dias 9 e 13 de outubro. Inspirados na canção “Para Lennon e McCartney”, eternizada por Milton Nascimento, trazemos o tema “Sou do Muro, Sou Minas Gerais”. Toda programação é gratuita e conta com oficinas, convocatória de artistas locais, pintura de empenas, murais e instalações com grandes artistas nacionais e internacionais em uma iniciativa de democratização da arte.
Wes Gama é artista urbano autodidata, muralista e ilustrador de Uruaçu, Goiás. Suas obras misturam tecnologia e ancestralidade, compondo o conceito “Caipira Futurista”. Destaque como ilustrador, já realizou projetos como “Amazon Alarm” (2020) para o Greenpeace Brasil.
Wasted Rita nasceu em Águas Santas, Maia, e é reconhecida internacionalmente desde 2012 por sua visão irônica e sarcástica. Vive e trabalha em Lisboa. Seu trabalho, focado em “text-based art”, destaca-se por frases provocativas em preto e branco. Também cria “pseudopoesia”, refletindo sobre seu entorno e pensamentos.
Juliana Gontijo é formada em artes visuais pela UFMG. Participou de diversas exposições coletivas, individuais e residências artísticas no país. Desenvolve projetos relacionados à ecologia, geografia, e conhecimentos populares, utiliza-se da imagem e da palavra em busca de construções híbridas, que narrem histórias fantásticas tensionadas com a realidade.
Thiago Mazza – Por meio de uma parceria com a Festa da Luz de Belo Horizonte, o MAPA apresentará em Itabira a instalação “Plantas Pulsam” do pintor e muralista mineiro Thiago Mazza. Artista autodidata criado no interior mineiro, Mazza traz a natureza dentro de si e nos transporta até ela através de suas obras, espalhadas pelo Brasil e Europa.
Hanna Lucatelli – Muralista paulistana, mãe e filha de São Paulo. Com delicadeza e força, traduz o feminino em suas obras, criando figuras altivas que rompem moldes e pedem espaço. Suas pinturas, como orações, florescem nas ruas, rompendo o silêncio e reafirmando a liberdade e a autonomia da mulher na cidade.
Nascido em Itabira, João Vieira se formou em Cerâmica pela Escola Guignard – UEMG. Atualmente, está de volta à sua cidade natal, onde vem desenvolvendo a criação de paisagens híbridas a partir das técnicas do desenho e da pintura.
Natural de Belo Horizonte, Snake mudou-se para Itabira onde atua como grafiteiro, tatuador, pintor e educador. Seu trabalho mistura os estilos clássicos do graffiti com o realismo e a arte abstrata.
Acompanhe as pinturas das novas obras do Circuito Urbano do MAPA Itabira 2024!
Pinturas murais
Quarta a domingo, das 9h às 17h.
Exibição instalações
Quinta a domingo, das 18h às 00h.
Abertura do Festival – MAPA celebra o Aniversário de Itabira
20h30 Inauguração da Obra “Plantas Pulsam”, de Thiago Mazza
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro)
21h Inauguração da Obra “Nem todos os morros vão dar ao céu”, de Wasted Rita
Local: Edifício Empresarial Senhorinha Andrade – R. Irmãos D’Caux, 5 – Centro
14h às 18h Oficina Welcome to Itabira/ Bem-vindo a Itabira, com Wasted Rita (Portugal)
Local: Biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro
18h → 1h QUINTAL MAPEADO | SHOW DO PEDRO PAULO AGUIAR E BANDA TOCANDO MPB, INDIE E POP
Local: Local: Bar da Neide (R. Manoel Fernandes Agra, 11 )
COUVERT ARTÍSTICO DE R$10
9h → 13h | 14h → 18h CURSO MURALISMO CONTEMPORÂNEO (MÓD. 4) | IMERSÃO MÃO NA MASSA, COM STHEFANY FÊNIX (MG)
Local: EEMZA – R. Irmãos D’Caux, 100 – Centro
9h → 13h OFICINA DE INTRODUÇÃO AO GRAFFITI, COM KAWANY TAMOYOS (MG)
Local: Escola Municipal Professora Didi Andrade – Avenida Tabelião Osório Sampaio, 515 – Vila Santa Rosa